ROBOT GEMS é criado pela Lapidart



ROBOT GEMS é a mais nova criação da Lapidart®
e o primeiro lapidador de gemas computadorizado da América Latina.


O ROBOT GEMS opera com um computador acoplado ao equipamento que comanda todo o sistema elétrico, eletrônico e mecânico. Este sistema é chamado de CNC (Comando Numérico Computadorizado). Este equipamento ainda é um protótipo e não está à venda.

Ele utiliza softwares específicos para usinagem adaptados à lapidação, com uma programação em planilha tipo Excel, de fácil utilização e entendimento, com todos os dados e informações disponíveis em uma tela de LCD colorida.

Qualquer pessoa, com poucas horas de treinamento, estará habilitada a operá-lo. As informações das planilhas já estão pré-editadas, e outras podem ser mudadas à vontade pelo operador, sem limites de criatividade. A Lapidart®
vai oferecer o treinamento e toda a assistência técnica necessária, a qualquer tempo.

A função básica do operador é informar os dados na planilha e dar o click no mouse, ou no painel mecânico, ou ainda no teclado. A outra operação é a troca do dop com a pedra. Tudo o mais é feito pelo ROBOT GEMS: ele começa a facetar em um disco diamantado e depois faz o polimento no disco (de estanho ou resinóide) que é sobreposto ao disco de facetamento. Uma bomba de água faz o resfriamento, a filtragem e a circulação do líquido refrigerante.

As rotações dos discos são controladas automaticamente pelo computador que manda as ordens ao inversor de freqüência. O motor utilizado para os rebolos é trifásico de 1/2 hp, de alta potência. Os demais são motores de passo que comandam todos os movimentos da máquina, que trabalha com 4 eixos (cada eixo representa um movimento: vertical, angular, rotacional, oscilatório).

A previsão de facetar e polir cada lado da gema (pavilhão e coroa) é de cerca de dois minutos, o que daria cerca de 30 lados por hora (ou 15 pedras por hora). Como são muito variadas as formas, tamanhos e o número de facetas, pode-se dizer que ele é capaz de facetar e polir entre 10 e 30 pedras por hora, dependendo desses parâmetros. Uma produção que pode ser superior a de cinco (ou até 10) lapidários, com a vantagem de apresentar excelente qualidade e padronização, o que é difícil de ser conseguido pela mão humana.

O nível de tolerância (precisão) do ROBOT GEMS é de 5 microns (5 milésimos de milímetro), impossível de ser percebido pelo olhar humano (e até pelos paquímetros comuns).

O ROBOT GEMS significa, para a indústria de gemas e jóias brasileira, uma ferramenta de melhora da qualidade da lapidação de forma excepcional, de versatilidade (pode fazer qualquer modelo geométrico), de independência por produzir tudo internamente e de redução de custos, com a conseqüente redução do custo de mão-de-obra especializada, cada vez mais escassa no país.

Ao mesmo tempo, por ter uma alta produção, fomenta a criação de empregos em toda a cadeia produtiva, do garimpo à pré-produção (serração, formação, colagem, calibragem, classificação etc.).

Será necessário apenas uma pessoa operando o ROBOT GEMS e outra encanetando (colando) as gemas, que já devem estar formadas e, de preferência, já calibradas, Para isso a Lapidart® está desenvolvendo um calibrador automático de rondiz e pavilhão, que também será capaz de fazer cabochões com muita rapidez.

É a revolução da tecnologia ajudando a indústria brasileira e o setor de gemas e jóias a enfrentar a concorrência estrangeira, que age de forma danosa aos interesses comerciais do setor.

Esperamos que, com esse equipamento, o Brasil volte a ser exportador de gemas lapidadas e, não mais, de matéria-prima em bruto.



Lapidart Fornitura e Showroom:Rua João Gualberto Filho, 1402, Bairro Sagrada Família, Belo Horizonte, MG, CEP 31035-570.